Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Guaraçaí
"Cidade Presépio"
CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAÇAÍ
CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAÇAÍ

Acessibilidade
Jovens da Ordem DeMolay e vereadores de Guaraçaí posam para foto.

Jovens da Ordem DeMolay estiveram presentes em mais uma sessão ordinária da Câmara de vereadores de Guaraçaí. Os munícipes, ainda em idade escolar e entusiastas dos trabalhos do Legislativo, marcaram presença na 104ª sessão ordinária realizada na última segunda-feira, dia 30 de setembro de 2019. O comparecimento rendeu elogios e agradecimentos aos garotos que, logo de início, tiveram a importância de suas presenças reconhecida pelos vereadores que os incentivaram a continuar frequentando as sessões plenárias, pois, o processo democrático demanda, necessariamente, atos de cidadania participativa como este.  

Com a costumeira antecedência, os jovens chegaram na Câmara e, após cumprimentar e conversar um pouco com os vereadores e os demais presentes, acomodaram-se para acompanhar os trabalhos, sempre atentos às pautas discutidas, inclusive, dando sugestões e tomando esclarecimentos quanto aos assuntos abordados. 

Pedro Henrique, um dos que acompanhavam a sessão, aproveitou o intervalo, destinado ao cafézinho, para esclarecer com um vereador alguns pontos sobre o funcionamento do site da Câmara. Disse que corriqueiramente acessa o portal online para consultar projetos tramitados ou em tramitação, mas que, no último acesso, não conseguiu localizar o Projeto de Lei nº 045-2019, que iria à votação em seguida, na Ordem do Dia. Diante do questionamento, um servidor da Casa Legislativa disponibilizou-se para, durante o expediente administrativo, orientá-lo quanto ao funcionamento do site e ao manuseio das ferramentas de pesquisa disponíveis para que o jovem possa acessar as proposições legislativas em sua integralidade. 

Ainda, segundo Pedro Henrique, a transparência que o Legislativo dá às suas ações é determinante ao conhecimento acerca do funcionamente da Câmara e deveria pautar as ações de todos entes públicos: "a máquina pública deve valer-se da transparência para que os cidadãos saibam quais são as medidas adotadas e os gastos despendidos pelos governantes eleitos." 

Além de Pedro Henrique, acompanharam a sessão os integrantes da Ordem DeMolay: Erick, Flávio, Reginaldo, João Lucas, Pedro Henrique, Gabriel Negrão, Lucas e Diogo.

As sessões ordinárias ocorrem às segundas-feiras, no Salão Plenário da Câmara Municipal, às 20 horas, e o acesso é franqueado a todos que queiram acompanhá-las pessoalmente. Ainda, os trabalhos podem ser acompanhados por meio de transmissão ao vivo no canal da Câmara no Youtube e os vídeos transmitidos ficam armazenados, na íntegra, para visualização a qualquer momento.


Guilherme Sobrinho

Oficial Legislativo da Câmara Municipal

Data: 01-10-2019 12:25:38